A UTI Neonatal é um ambiente do hospital preparado para receber bebês que nasceram prematuros ou mesmo bebês nascidos a termo que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas, respiratórias, hepáticas, infecciosas, por exemplo. Muitas características tornam esse espaço importantíssimo para o cuidado com os recém-nascidos.

Portanto, a UTI neonatal é um local específico altamente equipado, estruturado e preparado para receber os bebês que necessitam desses cuidados.

O bebê permanece na UTI até que possa crescer, atingir um bom peso e se tornar apto a respirar, sugar e deglutir. O tempo de permanência na UTI varia conforme o bebê e o motivo pelo qual foi levado à UTI.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal conta com uma equipe multiprofissional diferenciada e altamente qualificada constituída por médicos neonatologistas e pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que promovem a saúde e o desenvolvimento do bebê 24h por dia.

Essa equipe recorre a equipamentos para obter informações precisas sobre o estado de saúde do bebê e assim tomar as melhores decisões na condução dos casos.

Esses equipamentos de alta tecnologia são fundamentais nos cuidados e monitoramento dos bebês que necessitam permanecer nesta unidade:

  • Incubadoras e berços: que mantém o bebê aquecido.
  • Monitores cardíacos: verificam a frequência cardíaca do bebê e informam qualquer alteração.
  • Oxímetro: que monitora a quantidade de oxigênio que o bebê precisa para o funcionamento correto do seu corpo.
  • Aparelhos de Ventilação Mecânica: que auxiliam os bebês na respiração
  • Cateteres Venosos: utilizados para administração de medicamentos e soluções para promover a nutrição do bebê.

O tempo de permanência na UTI neonatal pode variar de vários dias até alguns meses, segundo as necessidades e características de cada bebê. Durante o tempo de permanência na UTI os pais devem acompanhar seus bebês auxiliando e ajudando na promoção do seu bem-estar.

Estimulamos o aleitamento materno incentivando as mães a permanecerem na unidade e realizar a ordenha do leite materno para poder ser oferecido ao seu bebê quando ele estiver apto a receber esse alimento.

Temos uma casa de apoio onde as mães podem se alojar para poderem ficar mais perto de seus bebês e visitá-los durante o período de internação na UTI Neonatal.

Os bebês estáveis são colocados no colo das mães ou dos pais, pois acreditamos na importância desse vínculo na recuperação deles. Chamamos esses momentos de “Momento Canguru”.

Temos horários destinados ao descanso dos bebês denominados “Horário do Soninho” que acreditamos ser fundamental para diminuir o “stress” vivido por eles durante o longo período de internação, pois são submetidos a diversos procedimentos e intervenções, que apesar de necessárias à sua recuperação, são muitas vezes desagradáveis.

Quando o bebê adquire os critérios necessários para a alta, fazemos um planejamento onde o preparo dos pais ou responsáveis é fundamental. Esse preparo envolve a introdução progressiva da família nos cuidados rotineiros do recém-nascido, sob a supervisão e a orientação da equipe de saúde. A família recebe orientações de forma que, em casa, a mesma qualidade do cuidado continue a ser oferecida e, assim, o bebê possa se desenvolver normalmente.

A alta é dada considerando a avaliação dos profissionais envolvidos no cuidado do bebê. Normalmente acontece quando o bebê adquire independência respiratória e consegue se alimentar, além de ter um peso adequado.

Apesar dos riscos de complicações por intercorrências ou doenças graves, os esforços da nossa equipe multidisciplinar e a utilização dos recursos e tecnologia disponíveis tornam a sobrevida dos bebês cada vez maior e com menor incidência de sequelas.

Afinal, entendemos que o sucesso do tratamento não é determinado apenas pela sua sobrevida, mas também pela qualidade de vida que ele terá com a sua família.