O HCI é referência para aproximadamente metade da população do sul de minas para Cirurgia bariátrica e Metabólica, contando com uma equipe multiprofissional: endocrinologia, cirurgião, suporte psicológico e nutricional, fisioterapia, terapia ocupacional e demais profissões da saúde, necessárias na peculiaridade de cada paciente.

O maior benefício da cirurgia, além da perda de peso e melhoria da qualidade de vida do paciente, é a possibilidade de remissão das doenças associadas à obesidade, como diabete, hipertensão, doenças articulares, entre outras.

O que é a cirurgia bariátrica?

A Cirurgia Bariátrica ou também conhecida como Cirurgia de Redução de Estômago é um procedimento realizado para tratar casos de obesidade grave. É uma cirurgia muito segura, o Brasil está em segundo lugar no mundo em número de cirurgias bariátricas. Esse procedimento se baseia na redução do estômago e/ou desvio do intestino delgado, com isso,  é possível mudar o trato gastrointestinal favorecendo a liberação de hormônios que diminui a fome e aumenta a saciedade.

Além da perda de peso, a cirurgia bariátrica ajuda no controle de algumas comorbidades como diabetes, hipertensão, apneia do sono, colesterol e contribui para uma série de outros benefícios.

Para que a cirurgia bariátrica seja efetiva a longo prazo é necessário que você tenha consciência de que terá que melhorar a qualidade e a quantidade da alimentação, além de fazer atividade física regular e realizar o acompanhamento com o seu cirurgião bariátrico e com toda a equipe multidisciplinar.

Basicamente a cirurgia bariátrica é realizada de duas formas:

Sleeve ou manga:  ou também chamado de gastrectomia vertical ou “em manga” é um procedimento onde é removido parte do estômago.

Através dessa técnica é possível construir um novo estômago, com formato semelhante a um tubo fino. Durante a cirurgia é realizada a remoção de 70% a 80% do estômago original, sendo também realizado o grampeamento da parte restante.

Esse procedimento visa a restrição da ingestão de alimentos e a diminuição da capacidade de armazenamento do estômago.

Método de bypass: nesta opção de tratamento o estômago é reduzido através de cortes ou grampos. É necessário realizar uma alteração no intestino para ligá-lo novamente à parte do estômago que ficará em funcionamento.

O Bypass Gástrico, também conhecido como Gastroplastia com derivação intestinal em Y de Roux, é um procedimento que tem como objetivo reduzir parte do estômago, para diminuir a capacidade de armazenamento de alimentos e minimizar a absorção de calorias.

Através deste procedimento é possível gerar uma sensação de saciedade tendo como principal benefício a favorecimento do emagrecimento. No Brasil, a cirurgia bariátrica por Bypass corresponde a cerca de 75% das cirurgias realizadas.

A recomendação do Bypass é feita para pacientes com IMC superior a 40 kg/m² e que já tenham apresentado problemas de saúde devido ao excesso de peso.

A obesidade é um problema sério de saúde e pode estar relacionada a vários fatores como: ingestão excessiva de alimentos, sedentarismo, genética e problemas hormonais.

O que é a Cirurgia Metabólica?

A Cirurgia Metabólica é uma opção de tratamento destinada a pessoas que possuem o índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 e que não conseguem controlar outras doenças provocadas pela obesidade, como a diabete tipo 2.

Este procedimento pode ser feito de duas formas:

  • Bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux: que reduz o tamanho do estômago através de cortes ou grampos.
  • Gastrectomia vertical ou Sleeve: é um procedimento onde é removido parte do estômago para se construir outro menor, diminuindo a capacidade de armazenamento de alimentos.

Com o auxílio da cirurgia metabólica conseguimos tratar doenças como:

  • Diabete.
  • Esofagite.
  • Colesterol.
  • Obesidade.
  • Hipertensão.
  • Dislipidemia.
  • Apneia do sono.
  • Esteatose hepática.

O principal benefício da Cirurgia Metabólica é a melhora nos quadros de Diabetes Mellitus tipo 2 e da Síndrome Metabólica, reduzindo as chances de complicações com:

  • Nefropatia diabética.
  • Neuropatia diabética.
  • Retinopatia diabética.
  • Cardiopatia isquêmica.
  • Doença cerebrovascular.

Nesse sentido, a grande maioria das complicações resultantes da diabete podem ser reduzidas ou até eliminadas com a cirurgia metabólica.

Quais as principais diferenças entres as cirurgias?

A cirurgia bariátrica visa tratar a obesidade grave através de uma intervenção cirúrgica, já a cirurgia metabólica tem o objetivo de tratar as doenças decorrentes da obesidade, que não são mais amenizadas com o uso de medicações e outras intervenções terapêuticas.

Em ambos os casos é necessário que haja um acompanhamento médico para identificar a causa e então realizar o tratamento ideal para cada paciente.

Agende uma consulta no HCI. Sua saúde deve ser prioridade!