O HCI é credenciado para realizar cirurgias traumato-ortopédicas de Alta Complexidade pelo SUS, convênios e particulares desde outubro de 2016, sendo referência para 14 municípios da microrregião do Sul de Minas. Os principais procedimentos realizados são:

Artroplastias de ombro, quadril e joelho

Trata-se de uma cirurgia realizada para implantação de próteses locais para restabelecer o bom funcionamento das articulações.

Através do desgaste da cartilagem, o paciente pode apresentar certas limitações e muita dor ao movimentar o quadril, ombro e joelho. Nestes casos a intervenção medicamentosa já não é suficiente para diminuir a dor e a cirurgia de artroplastia se faz necessária.

Esse procedimento cirúrgico é realizado principalmente em pacientes com idade superior a 50 anos, apresentando fortes dores decorrentes do desgaste nas articulações. Outra recomendação muito frequente é para pacientes que apresentam fraturas no quadril ou lesões  adquiridas no joelho e no ombro.

A artroplastia gera um grande alívio nas dores e aumenta a mobilidade, facilitando nas tarefas normais da rotina.

Reconstrução e alongamento ósseo

Essa técnica tem como objetivo corrigir imperfeições e desigualdades no comprimento das estruturas ósseas. Também trata de doenças congênitas e traumas.

A técnica cirúrgica consiste na fixação do osso que necessita de reparo, com fios ou pinos conectados através barras, após a fixação, é preciso aguardar um período de tempo determinado pelo médico, sendo então possível obter um novo osso, que é denominado regenerado ósseo.

As principais doenças tratadas por meio da reconstrução e alongamento ósseo são:

  • Doenças congênitas que promovem diferenças de comprimento dos membros
  • Fraturas não consolidadas
  • Infecções

Reconstrução ligamentar por videoartroscopia

Esse procedimento é realizado em casos onde há a necessidade de avaliar a complexidade da lesão de forma completa. Através de uma câmera é possível observar toda a estrutura do ligamento e então realizar a correção adequada.

A cirurgia de videoartroscopia é feita por meio de uma pequena incisão na pele do paciente, por onde será inserido um equipamento chamado de artroscópio.

O artroscópio é um aparelho que possui duas hastes, uma com uma câmera e outra com uma lanterna. O artroscópio é ligado a um monitor de TV e por meio deste monitor é possível realizar a cirurgia com muita precisão

As cirurgias que mais utilizam a videoartroscopia são de joelho e ombro.

Cirurgias de prótese de quadril e joelho assistidas por computador (navegação)

A implantação de próteses por computador permite controlar e realizar as técnicas com maior precisão e com maiores taxas de sucesso.

A cirurgia é realizada com o auxílio de um braço robótico que permite maior precisão por meio de cortes muito menores do que em cirurgias convencionais.

Essa técnica permite também o uso de raios X e uma reconstrução tridimensional da estrutura, sendo possível determinar as áreas com lesão e permitindo colocar com precisão a prótese.

A cirurgia computadorizada permite a colocação total ou parcial da prótese, dependendo de cada necessidade. Por se tratar de uma técnica menos invasiva, as cicatrizes costumam ficar muito sutis e a perda de sangue é muito menor durante o procedimento.

As vantagens da cirurgia robotizada são:

  • Duração prolongada da prótese.
  • Ajuda no funcionamento da articulação.
  • Correção de problemas gerados por próteses antigas
  • Reduz a dor pós-operatória.
  • Procedimento menos invasivo, permitindo que o paciente fique em pé e caminhe no mesmo dia do procedimento.
  • Menor tempo de internação e retorno mais rápido para a rotina.