INTERVENÇÃO ONCOLÓGICA
A Intervenção Oncológica trata-se de um tratamento realizado através da remoção do câncer e do tumor mediante um processo cirúrgico.
O câncer quando é detectado precocemente pode ser mais facilmente controlado, ou até mesmo curado, por meio da intervenção oncológica. A cirurgia pode ter finalidade:
Curativa: quando há detecção precoce do tumor.
Paliativa: quando queremos reduzir as células tumorais e para amenizar os sintomas, devolvendo bem-estar para o paciente.
A cirurgia de intervenção oncológica é responsável por:
- Remover lesões.
- Realizar o controle da dor.
- Controlar hemorragias e perfurações.
- Realizar a descompressão de estruturas vitais.
- Tratar o desvio de trânsitos aéreo, digestivo e urinário.
QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia é um tratamento realizado através do uso de substâncias químicas que interferem no funcionamento celular. Com esse procedimento conseguimos impedir a multiplicação e proliferação das células cancerígenas.
O tratamento é realizado por meio de medicamentos diluídos em soros e aplicados diretamente na veia. Agindo no organismo de forma sistêmica, por isso é um dos tratamentos oncológicos que mais apresentam sintomas.
Essa opção de tratamento é a responsável pelo controle local do câncer e pelo controle das metástases que podem atingir vasos sanguíneos ou linfáticos.
HORMONIOTERAPIA
A Hormonioterapia, também conhecida como terapia hormonal, é um método de tratamento oncológico utilizado para tratar tumores hormônios dependentes.
Este tratamento impede o desenvolvimento e crescimento tumoral através da administração de hormônios específicos.
A hormonioterapia é muito utilizada no tratamento de cânceres de mama, próstata e carcinoma de endométrio.
IMUNOTERAPIA
A Imunoterapia é um tratamento que promove o fortalecimento da resposta imunológica do organismo no combate à formação tumoral.
O tratamento realizado através da imunoterapia costuma ter dois objetivos, estimular o sistema imunológico de forma geral, ou ajudar o sistema imunológico a atacar especificamente as células cancerígenas.
Essa técnica vem se mostrando muito eficaz no tratamento de câncer, como melanoma, câncer renal e câncer de pulmão.
RADIOTERAPIA (TERCEIRIZADA)
A Radioterapia é um tratamento que usa radiação ionizante para frear o crescimento do tumor e destruir a formação cancerígena.
As duas formas mais comuns de aplicação da radioterapia são:
- Teleterapia: a emissão da radiação é feita longe do local do câncer.
- Braquiterapia: existe o contato direto do câncer com a radiação ionizante.
PROMOÇÃO e PREVENÇÃO
A Promoção e Prevenção à saúde são uma série de técnicas que buscam melhorar a qualidade de vida e bem-estar da população.
CUIDADOS PALIATIVOS
Os Cuidados Paliativos englobam uma série de técnicas e tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes incuráveis ou em estado terminal.
CIRURGIA ONCOLÓGICA
A Cirurgia Oncológica é o procedimento realizado para a remoção total ou parcial de tumores, neoplasias e cânceres, ela pode ser realizada por diferentes técnicas e especialidades, dependendo do tipo de câncer e do estágio da doença. Esta especialização médica abrange a: Oncoginecologia, Oncologia Torácica, Oncourologia e a Mastologia.
MELANOMA
O Melanoma é um tipo de tumor que afeta diretamente os melanócitos, (células responsáveis por promover o pigmento da pele). Ocasionando lesões malignas na pele.
ONCOGINECOLOGIA
A Oncoginecologia é a especialidade médica que realiza o diagnóstico e o tratamento de tumores e cânceres nos órgãos reprodutivos femininos como útero, ovários, trompas e também as mamas.
ONCOLOGIA TORÁCICA
A Oncologia Torácica é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar tumores e cânceres que afetam as estruturas que compõem a região torácica, como traqueia, mediastino, pulmão, parede torácica, pleura e todas as demais estruturas que compõem a caixa toráxica.
ONCOUROLOGIA
A Oncourologia, também conhecida como urologia oncológica, é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar tumores e cânceres que afetam todo o sistema urinário.
Essa especialidade médica tem como objetivo tratar os cânceres que afetam o sistema urinário como:
- Rins
- Pênis
- Ureter
- Bexiga
- Próstata
- Testículos
MASTOLOGIA
A Mastologia é a especialidade médica que realiza o estudo das estruturas e doenças que afetam as glândulas mamárias.
Através da mastologia conseguimos realizar o tratamento de qualquer patologia que possa afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer. Agende uma consulta.