Qualidade e Segurança

A Qualidade e a Segurança são pilares fundamentais nos hospitais, pois cada decisão impacta diretamente vidas humanas. Por isso, é imprescindível adotar padrões rigorosos e manter total conformidade com as normas dos órgãos regulatórios, garantindo cuidado responsável e seguro para todos os pacientes.

Nosso setor de Qualidade tem como missão proporcionar o mais alto nível de atendimento ao menor custo possível, garantindo equidade e acesso ao maior número de pessoas. Isso é alcançado por meio da definição de políticas e práticas padronizadas que assegurem a excelência operacional e a segurança do paciente em todos os processos.

Objetivos

  • Garantir a Segurança do Paciente;
  • Gerenciar Riscos Institucionais;
  • Promover ações de melhoria contínua dos processos;
  • Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
  • Desenvolver e capacitar colaboradores continuamente;
  • Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados.

Experiência do Paciente

Para mensurar o grau de satisfação dos pacientes, o Hospital de Clínicas de Itajubá implementou, em 2021, o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia simples e confiável.

Quando o paciente está em alta, recebe uma pesquisa para avaliar o hospital em uma escala de 0 a 10. 

A partir da apuração das notas, o NPS estabelece a seguinte escala de classificação:

  • Excelência – entre 75 e 100
  • Qualidade – entre 50 e 74
  • Aperfeiçoamento – entre 0 e 49
  • Crítico– entre -100 e -1

Em 2023, alcançamos a nota de 88, um nível significativamente elevado de satisfação. 

Veja a mensuração dos nossos resultados desde a implementação da pesquisa:

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

O HCI implementa as seis metas internacionais para a segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e reforçada pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), conforme Portaria 529, de 1º de abril de 2013. São realizados treinamentos contínuos com todos os colaboradores e gerenciamento dos resultados.

Meta 1 – Identificar Corretamente os Pacientes

Identificar, com segurança, o paciente como sendo a pessoa que deve ser submetida a serviço, procedimento ou cirurgia. É realizada a identificação completa do paciente com nome completo e data de nascimento, com conferência da pulseira.

Meta 2 – Melhorar a Comunicação Efetiva

Desenvolvimento de estratégias de comunicação efetiva entre os profissionais de saúde dentre o próprio setor e entre setores diferentes, garantindo a transmissão da informação correta, oportuna e precisa, e consequentemente a continuidade do cuidado ao paciente.

Meta 3 – Melhorar a Segurança do Paciente na Prescrição, Uso de Administração de Medicamentos

São adotadas medidas de controle para o uso de Medicamentos de Alta Vigilância, pois seu uso incorreto por provocar danos significativos aos pacientes. Além do rastreio das medicações, todas as prescrições são feitas em sistema informatizado, que emite alertas de interações medicamentosas e de erros nos lançamentos.

Meta 4 – Cirurgia Segura

Confirmação da identificação precisa do paciente antes do início de qualquer procedimento invasivo, além da marcação do sítio da cirurgia (lateralidade), conferência de equipamentos e recursos. O termo de consentimento informado deve estar devidamente assinado. Toda a anestesia e cirurgia são iniciadas após a aplicação do time-out em sala operatória, que é um check-list de itens a serem cumpridos.

Meta 5 – Reduzir o Risco de Infecções Associadas ao Cuidado de Saúde

A higienização das mãos é fundamental para prevenir a transmissão de germes e as infecções hospitalares. No HCI existe um programa intensivo e vigilância para a prática de higienização das mãos, com instruções técnicas, educação continuada, orientação visual e presença de lavatórios e insumos.

Meta 6 – Reduzir o Risco de Quedas e Lesões por Pressão

Esta meta é alcançada por meio da correta identificação do paciente sob risco e implementação de medidas preventivas, além da orientação de pacientes e acompanhantes.