A UTI Neonatal e Infantil é um ambiente do hospital preparado para receber bebês que nasceram prematuros ou mesmo bebês nascidos a termo que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas, respiratórias, hepáticas, infecciosas, por exemplo.
Muitas características tornam esse espaço importantíssimo para o cuidado com os recém-nascidos.O bebê permanece na UTI até que possa crescer, atingir um bom peso e se tornar apto a respirar, sugar e deglutir. O tempo de permanência na UTI varia conforme o bebê e o motivo pelo qual foi levado à UTI.
A UTI Infantil também recebe crianças de até 12 anos com as mais diversas condições de saúde, e que demandam cuidados críticos.
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal conta com uma equipe multiprofissional diferenciada e altamente qualificada constituída por médicos neonatologistas e pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que promovem a saúde e o desenvolvimento do bebê 24h por dia.
Estimulamos o aleitamento materno incentivando as mães a permanecerem na unidade e realizar a ordenha do leite materno para poder ser oferecido ao seu bebê quando ele estiver apto a receber esse alimento.
Os bebês estáveis são colocados no colo das mães ou dos pais, pois acreditamos na importância desse vínculo na recuperação deles. Chamamos esses momentos de “Momento Canguru”.
Quando o bebê adquire os critérios necessários para a alta, é feito um planejamento onde o preparo dos pais ou responsáveis é fundamental.
Esse preparo envolve a introdução progressiva da família nos cuidados rotineiros do recém-nascido, sob a supervisão e a orientação da equipe de saúde. A família recebe orientações de forma que, em casa, a mesma qualidade do cuidado continue a ser oferecida e, assim, o bebê possa se desenvolver normalmente.
Ter uma UTI neonatal e infantil como retaguarda do parto é sinônimo de segurança para a mãe, família e principalmente para o bebê, sabendo que estará sob cuidados e equipe treinada para situações críticas e delicadas nos primeiros momentos da vida.