O Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) conta com o único pronto-socorro (PS) porta aberta da Microrregião do Alto Sapucaí. Além disso, faz parte da Rede de Urgência e Emergência segundo o Ministério da Saúde, recebendo pacientes de todo o Sul de Minas Gerais e do Brasil.

Diferente de um Pronto Atendimento, que comporta consultas mais simples e de baixa complexidade, um Pronto Socorro envolve um nível de atendimento diferenciado em todos os aspectos. 

O PS do HCI é referência no atendimento ao politraumatizado e às urgências cardiovasculares, incluindo o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Para isso, dispõe de cardiologia intervencionista (para cateterismos de urgência) e neurologia (para o tratamento do AVC agudo) 24h/dia.

Além disso, o HCI dispõe de equipe de clínicos emergencistas, cirurgiões gerais, vasculares, endoscopistas, pediatras, ortopedistas, anestesiologistas, neurocirurgiões, cirurgiões cardíacos, e completa equipe multiprofissional (enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional e assistentes sociais).

Por fim, o HCI aplica o Protocolo de Manchester na triagem dos pacientes de PS, seguindo as melhores práticas assistenciais vigentes.

Toda essa complexidade é voltada para que o HCI disponha de alto poder de resolução das enfermidades agudas que demandam atendimento 24h/dia.