A Cirurgia Bariátrica, também conhecida como Cirurgia de Redução de Estômago, é um procedimento realizado para tratar casos de obesidade grave. É uma cirurgia segura e o Brasil está em segundo lugar no mundo em número de cirurgias bariátricas. 

Esse procedimento se baseia na redução do estômago e/ou desvio do intestino delgado; com isso, é possível mudar o trato gastrointestinal favorecendo a liberação de hormônios que diminui a fome e aumenta a saciedade.

O maior benefício da cirurgia, além da perda de peso e melhoria da qualidade de vida do paciente, é a possibilidade de remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, doenças articulares, entre outras.

Para que a cirurgia bariátrica seja efetiva a longo prazo é necessário que você tenha consciência de que terá que melhorar a qualidade e a quantidade da alimentação, além de fazer atividade física regular e realizar o acompanhamento com o seu cirurgião bariátrico e com toda a equipe multidisciplinar.

A Cirurgia Metabólica é uma opção de tratamento destinada a pessoas que possuem o índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 kg/m2 e que não conseguem controlar outras doenças provocadas pela obesidade, como a Diabetes Tipo 2. 

Com o auxílio da cirurgia metabólica podemos tratar o diabetes, esofagite, colesterol aumentado, obesidade, hipertensão arterial, apneia do sono e a esteatose hepática.

O principal benefício da Cirurgia Metabólica é a melhora nos quadros de Diabetes Tipo 2 e da Síndrome Metabólica, reduzindo as chances de complicações como a nefropatia diabética, neuropatia diabética, retinopatia diabética, cardiopatia isquêmica e doença cerebrovascular.

Em resumo, a cirurgia bariátrica visa tratar a obesidade grave através de uma intervenção cirúrgica, já a cirurgia metabólica tem o objetivo de tratar as doenças decorrentes da obesidade, que não são mais amenizadas com o uso de medicações e outras intervenções terapêuticas. 

Em ambos os casos é necessário que haja um acompanhamento médico para identificar a causa e então realizar o tratamento ideal para cada paciente.

O HCI é referência para aproximadamente metade da população do Sul de Minas Gerais para Cirurgia Bariátrica e Metabólica, contando com uma equipe multiprofissional de endocrinologista, cirurgiões, suporte psicológico e nutricional, fisioterapia e terapia ocupacional, necessárias na peculiaridade de cada paciente.