O Hospital de Clínicas de Itajubá possui serviço de Oncologia e Onco-hematologia de ponta, oferecendo as melhores práticas oncológicas desenvolvidas nos grandes centros do Brasil e do mundo com um tratamento humanizado e centrado no paciente e seus familiares. A Oncologia do HCI foi implantada após consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, eleito pela Revista Newsweek 2022 como melhor centro de oncologia/onco-hematologia da América Latina e o 16° do mundo.
Oncologia Clínica
A Oncologia Clínica é a ciência médica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento dos tumores malignos sólidos em adultos. Através desta especialidade médica é possível tratar o câncer com ajuda de terapias medicamentosas como a quimioterapia infusional, imunoterapia e hormonioterapia.
Onco-hematologia
A Onco-hematologia, também conhecida como hematologia oncológica, é a área médica que realiza o tratamento e acompanhamento de doenças malignas que afetam o sangue e gânglios. Alguns deles são o linfoma, leucemia, mieloma múltiplo, síndromes mielodisplásicas e doenças mieloproliferativas.
Dependendo da doença, o médico onco-hematologista por solicitar transfusões sanguíneas e transplantes de medula óssea. O tratamento também pode ser realizado por meio de quimioterapia ou radioterapia.
Quimioterapia
A quimioterapia é um tratamento realizado através do uso de fármacos que interferem no funcionamento celular. Com esse procedimento é possível impedir a multiplicação e proliferação das células cancerígenas.
O tratamento é realizado por meio de medicamentos diluídos em soros e aplicados diretamente na veia. Agindo no organismo de forma sistêmica, por isso é um dos tratamentos oncológicos que mais apresentam efeitos colaterais. Essa opção de tratamento é a responsável pelo controle local do câncer e das metástases que podem atingir órgãos à distância.
Hormonioterapia
A Hormonioterapia, também conhecida como terapia hormonal, é um método de tratamento oncológico utilizado para tratar tumores hormônio-dependentes.
Este tratamento impede o desenvolvimento e crescimento tumoral através da administração de hormônios específicos. A hormonioterapia é muito utilizada no tratamento de cânceres de mama, próstata e carcinoma de endométrio.
Imunoterapia
A Imunoterapia é um tratamento que promove o fortalecimento da resposta imunológica do organismo no combate à formação tumoral.
O tratamento realizado através da imunoterapia costuma ter dois objetivos: estimular o sistema imunológico de forma geral, ou ajudar o sistema imunológico a atacar especificamente as células cancerígenas. Essa técnica vem se mostrando muito eficaz no tratamento de câncer, como melanoma, câncer renal e câncer de pulmão.
Cirurgia Oncológica
A Cirurgia Oncológica ou Oncocirurgia é a subespecialidade cirúrgica que realiza a remoção total ou parcial de tumores malignos, e pode ser realizada por diferentes técnicas e especialidades, dependendo do tipo de câncer e do estágio da doença.
A cirurgia oncológica abrange os tumores do aparelho digestivo (incluindo fígado e vias biliares), de cabeça e pescoço, do aparelho urinário, da pele (câncer melanoma e não-melanoma), do tórax, mamas e aparelho ginecológico.
Radiologia Intervencionista Oncológica
A Radiologia Intervencionista (RI) é uma grande especialidade médica. Dentre uma de suas principais áreas de atuação temos a intervenção em oncologia.
A RI oncológica permite a embolização de tumores malignos por meio da infusão de micropartículas que interrompem seu suprimento sanguíneo.
A quimioembolização é uma técnica que permite a infusão simultânea de quimioterápico diretamente no tumor, diminuindo ou anulando os efeitos colaterais do medicamento. A quimioembolização pode ser aplicada em tumores do fígado, pâncreas, mama, pulmão, bexiga, dentre outros.
Além disso, é possível a ablação percutânea de tumores por radiofrequência, biópsias de órgãos guiado por ultrassom e tomografia, controle de hemorragias intestinais e pulmonares causadas por doenças malignas, implante de cateteres de quimioterapia infusional, desobstrução de segmentos de vias biliares e do tubo gastrointestinal comprimidos por tumores, e até mesmo implante de stents em vasos de grande calibre como a veia cava superior em tumores do tórax.
A RI oncológica também implanta sondas de alimentação (gastrostomia percutânea) em pacientes com dificuldade de deglutição ou com tumores do trato digestivo. Obstruções malignas das vias aéreas podem também ser tratadas com o implante de stents metálicos.
Oncoginecologia
A Oncoginecologia é a especialidade médica que realiza o diagnóstico e o tratamento de tumores e cânceres nos órgãos reprodutivos femininos como útero, ovários, trompas e também as mamas.
Cirurgia Torácica Oncológica
A Cirurgia Torácica Oncológica é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar tumores e cânceres que afetam as estruturas que compõem a região torácica, como traqueia, mediastino, pulmão, parede torácica, pleura e todas as demais estruturas que compõem a caixa toráxica.
Oncourologia
A Oncourologia, também conhecida como urologia oncológica, é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar tumores e cânceres que afetam todo o sistema urinário, incluindo os rins, pênis, ureter, bexiga, próstata e testículos.
Mastologia
A Mastologia é a especialidade médica que realiza o estudo das estruturas e doenças que afetam as glândulas mamárias.
Através da mastologia conseguimos realizar o tratamento de qualquer patologia que possa afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.
Radioterapia
A Radioterapia é um tratamento que usa radiação ionizante para frear o crescimento do tumor e destruir a formação cancerígena. As duas formas mais comuns de aplicação da radioterapia são a Teleterapia (a emissão da radiação é feita longe do local do câncer) e a Braquiterapia (onde existe o contato direto do câncer com a radiação ionizante). O HCI oferece a Radioterapia por meio de clínica terceirizada.
Cuidados Paliativos
Os Cuidados Paliativos englobam uma série de técnicas e tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes crônicos, incuráveis ou em estado terminal.
O HCI dispõe de Unidade Ambulatorial Oncológica com consultórios médicos e de enfermagem, farmácia de manipulação, sala de infusão, sala de procedimentos, leitos de recuperação e sala de emergência. Também dispõe de quartos privativos de internação modernos e com os melhores padrões de qualidade.