O HCI foi habilitado como um dos seis Centros de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular de Minas Gerais, contando com o que há de mais moderno no conceito de tratamento minimamente invasivo, segundo a Portaria do MS No 1.689 de 24 de outubro de 2018. 

O HCI realiza cirurgia cardíaca adulto, cardiologia Intervencionista, implante de marcapasso e CDI, estudo eletrofisiológico e ablação, cirurgia vascular, cirurgia endovascular, radiologia intervencionista e neurointervenção.

Dispõe de duas Salas Híbridas, únicas do Sul de Minas, com equipamento de hemodinâmica fixo, dotado de aquisição de imagem por subtração digital.

Cardiologia Clínica

A Cardiologia Clínica é uma especialidade médica focada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. 

Abrange uma ampla gama de doenças e condições, incluindo doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, valvulopatia, cardiopatias congênitas, entre outras. 

Os cardiologistas realizam exames clínicos, interpretam resultados de exames de imagem, como eletrocardiogramas (ECGs), ecocardiogramas e testes de esforço, e realizam procedimentos não invasivos para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares.

Os cardiologistas clínicos também trabalham em conjunto com outros especialistas, como cirurgiões cardíacos, para fornecer cuidados abrangentes aos pacientes com doenças cardíacas complexas. 

Eles também desempenham um papel crucial na prevenção de doenças cardíacas, orientando os pacientes sobre estilo de vida saudável, controle de fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado, e oferecendo estratégias para manter a saúde cardiovascular.

Cardiologia Intervencionista

A Cardiologia Intervencionista é um ramo da cardiologia voltado ao tratamento de problemas do coração por meio de procedimentos minimamente invasivos.

Através desta especialidade médica conseguimos realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças e lesões cardíacas sem a necessidade de uma grande cirurgia. 

Alguns procedimentos realizados pelo médico cardiologista intervencionista são o cateterismo cardíaco, a angioplastia com implante de stent, o implante percutâneo de válvula aórtica, e a correção de comunicações anômalas entre as cavidades (comunicação interatrial e comunicação interventricular).

Os procedimentos de cateterismo cardíaco existem desde os anos 1970, e não deixaram de sofrer avanços desde então. Hoje muitos tratamentos são realizados com mínimo período de internação, ou mesmo em regime ambulatorial, com apenas um acesso no punho e sem necessidade de anestesia geral ou sedação. O HCI possui duas salas de radiologia digital disponíveis 24h por dia para casos eletivos e de urgência e emergência, como os infartos do coração.

No HCI você encontra o que há de mais moderno no tratamento minimamente invasivo das doenças do coração, com equipe extremamente experiente.