A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que se concentra no tratamento clínico e cirúrgico de doenças dos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos linfáticos). O cirurgião vascular trata das obstruções de artérias dos membros; dilatações de vasos (aneurismas); trombose venosa profunda; doença de varizes e linfedema, dentre outros.

Além da cirurgia aberta (com cortes), o cirurgião vascular deve dominar técnicas minimamente invasivas como cateterismos de vasos periféricos, implante de stents para desobstrução de artérias, cirurgia de varizes com laser e escleroterapia com espuma ecoguiada, dentre outras. 

É responsável também pela confecção de acessos para hemodiálise e implante de cateteres especializados, como para quimioterapia. 

Quais doenças a cirurgia vascular trata?

  • Doença arterial periférica – condição em que as artérias que fornecem sangue às pernas ou aos braços ficam estreitadas ou bloqueadas, o que pode levar à dor nas pernas, úlceras na pele e outras complicações.
  • Aneurismas – doença em que a parede da artéria se enfraquece e se dilata, podendo levar à ruptura e hemorragia interna.
  • Trombose venosa profunda – condição em que um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda, o que pode levar a inchaço, dor e outros problemas.
  • Varizes – condição em que as veias das pernas ficam dilatadas e tortuosas, causando dor, inchaço e cansaço nas pernas.
  • Úlceras venosas – quadros de doenças de varizes graves e avançadas, levando a formação de manchas, irritação na pele e úlceras crônicas nas pernas.

A cirurgia vascular também pode tratar outras condições, como linfedema, traumatismos vasculares, compressão de vasos, entre outras.

Quando procurar um cirurgião vascular?

Se você estiver apresentando algum dos seguintes sintomas ou condições:

  • Dor nas pernas ao caminhar: A dor nas pernas que ocorre durante a caminhada e desaparece em repouso pode ser um sinal de doença arterial periférica, que afeta a circulação nas pernas e nos pés.
  • Obstruções nas carótidas: em caso de placas de gordura nas artérias que levam sangue para o cérebro e que podem causar um derrame.
  • Varizes: Se você tiver varizes nas pernas, que são veias dilatadas e tortuosas, e que podem causar dor, inchaço e cansaço nas pernas.
  • Aneurismas: Se você tiver um aneurisma, que é uma dilatação anormal da parede da artéria, que pode levar a ruptura e hemorragia interna.
  • Úlceras nas pernas: Se você tiver úlceras nas pernas que não cicatrizam, podem ser causadas por doenças vasculares, como insuficiência venosa crônica.
  • Trombose venosa profunda: Se você tiver sintomas de trombose venosa profunda, que incluem inchaço, dor e vermelhidão na perna, e que podem levar a complicações graves, como embolia pulmonar.
  • Histórico familiar de doenças vasculares: em especial a aterosclerose e doença de aneurismas.

Já a Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade voltada para o tratamento minimamente invasivo de um grande número de doenças da circulação.

Por meio dela é possível corrigir dilatações (aneurismas) com o implante de próteses ou obstruções de artérias que impedem a passagem do sangue com o implante de stents e dilatação com balões.

Todo o tratamento é realizado por meio de mínimas incisões ou mesmo de pequenos furos na pele.

O cirurgião vascular e endovascular deve também dominar técnicas de imagem como o ultrassom com Doppler, a angiotomografia helicoidal e saber realizar exames de angiografia digital.

O HCI possui uma equipe de cirurgia vascular referência no Sul de Minas Gerais, com larga experiência no tratamento de todas as doenças do aparelho circulatório periférico.

Equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular

Dr. Seleno Glauber de Jesus Silva – CRM: 54001

Dra. Melissa Andreia de Moraes Silva – CRM: 54094

Dr. Arturo Eduardo Krupa – CRM: 16795

Dr. Thyago Silva Grigório – CRM: 65937

Dr. Lucas de Aquino Hashimoto – CRM: 86985