Centro Cardiovascular e Centro de Terapia Renal Substitutiva do HCI

Postado em: 19/12/2023

#HCINaVanguardaDaSaúde

O HCI é um dos 6 Centros em Cardiovascular de Minas Gerais, contando com o que há de mais moderno no conceito de tratamento minimamente invasivo. Realiza cirurgia cardíaca, cardiologia Intervencionista, implante de marcapasso e CDI, estudo eletrofisiológico e ablação, cirurgia vascular, cirurgia endovascular, radiologia intervencionista e neurointervenção. Dispõe de duas Salas Híbridas, únicas do Sul de Minas, com equipamento de hemodinâmica fixo, dotado de aquisição de imagem por subtração digital. Atualmente o Centro Cardiovascular atende pacientes do SUS, convênios e privados.

A Cardiologia Clínica, campo especializado na medicina dedicado ao diagnóstico, tratamento e prevenção de enfermidades associadas ao sistema cardiovascular, é uma peça fundamental em nosso compromisso com a saúde. A Cardiologia Intervencionista proporciona os procedimentos cardíacos de maneira minimamente invasiva.

De 2011 até a presente data foram realizados pela Cardiologia Intervencionista do HCI: 2307 angioplastias coronarianas, 6085 cateterismos cardíacos, 26 FFR, e 4 TAVI’s.

Foram também realizados 237 estudos eletrofisiológicos, 207 ablações, 326 implantes de marcapassos provisórios, 330 implantes de marcapassos definitivos, 54 ressincronizadores, 45 trocas de geradores de marcapassos e 82 CDI’s.

Foram realizadas também 864 cirurgias cardíacas entre pontes coronarianas, troca de valvas cardíacas, assim como plastias valvares e correções cirúrgicas de lesões intracavitárias como por exemplo PCA, CIA, CIV.

A Neurointervenção, setor dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças cerebrovasculares, emprega técnicas por mini-invasão, diminuindo assim os riscos e complicações em relação a cirurgias convencionais, como por exemplo, angioplastias de Artéria Carótida, vertebrais e intracranianas, correções de MAVs cerebrais e o tratamento minimamente invasivo dos aneurismas das artérias cerebrais.

A Radiologia Intervencionista também é uma técnica por mini-invasão, proporcionando o tratamento das patologias vasculares e não-vasculares através de angioplastias, embolizações, quimioembolizações e etc, o que faz dessa especialidade uma ponte de tratamento conjunto com diversas outras especialidades como: oncologia, hepatologia, pneumologia, ginecologia-obstetrícia, urologia, etc.

Foram realizados até o presente momento entre a Radiologia Intervencionista e a Cirurgia Endovascular 1178 procedimentos entre angiografias, angioplastias, tratamento Endovascular de aneurismas, embolizações, quimioembolizações, assim como o implante de cateteres nas diversas especialidades em um quantitativo de 645 procedimentos.

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças arteriais, venosas e linfáticas. Foram realizados até a presente data 478 cirurgias arteriais, 598 tratamentos cirúrgicos de varizes, 571 escleroterapias tronculares (veia safena), 359 fistulas artéria-venosas para hemodiálise e 801 amputações maiores e menores dos membros.

O HCI também é referência para aproximadamente metade da população do Sul de Minas para Cirurgia Bariátrica e Metabólica e se destaca por uma abordagem multidisciplinar composta por cirurgião, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e psiquiatra. Desde a implementação do serviço foram realizadas 394 cirurgias bariátricas.

O HCI é um dos poucos hospitais de Minas Gerais a fornecer o tratamento clínico e nutricional ao paciente com disfunção renal, conseguindo assim protelar a sua entrada em uma das modalidades de terapia de substituição renal (hemodiálise e diálise peritoneal). Atualmente o Centro de Terapia Renal Substitutiva do HCI conta com toda a infraestrutura de suporte e apoio, como Unidade Transfusional, Medicina Diagnóstica, Hemodinâmica, Biópsia Renal, além de oferecer os diferenciais da hemodiálise lenta através do sistema prisma em nossas UTI´s e a possibilidade de acesso ao transplante renal.

Desde sua inauguração a Nefrologia do HCI deu todo o suporte a 940 pacientes em hemodiálise, 33 em diálise peritoneal, 12.200 com disfunção renal aguda internados no HCI, 325 prismas realizadas (principalmente nos 3 picos da pandemia COVID-19), 490 pacientes no ambulatório em estágio IIIB – IV – V e 117 pacientes em estágio V, ou seja, pré-dialítico.

O HCI deseja um santo Natal e um feliz Ano Novo a toda a população de Itajubá e sua micro e macrorregional


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.