O Papel da Comissão de Ética Médica Hospitalar
e Seu Vínculo com o Conselho de Medicina

A Comissão de Ética Médica Hospitalar (CEMH) tem papel fundamental na promoção e fiscalização das práticas éticas no ambiente hospitalar. Sua principal missão é zelar pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais da profissão médica, garantindo que os pacientes recebam cuidados respeitosos, seguros e adequados, e que os médicos atuem de acordo com os mais altos padrões de ética e responsabilidade profissional.

A CEMH é composta por médicos, geralmente especialistas de diferentes áreas, e pode contar com outros profissionais de saúde e até representantes de áreas jurídicas ou administrativas, dependendo do hospital. Ela atua como um órgão independente, consultivo e deliberativo, sendo responsável por avaliar questões éticas que surgem no contexto da prática médica. Isso pode incluir dilemas relacionados ao consentimento informado, à autonomia do paciente, à escolha terapêutica, à distribuição de recursos em situações de escassez, e até conflitos de interesse, entre outros.

A CEMH é vinculada ao Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme a Resolução 2.152 de 2016 do Conselho Federal de Medicina. Enquanto a CEMH atua de maneira mais local, dentro do hospital, o CRM supervisiona o cumprimento das normas éticas e legais em nível estadual ou nacional. Em casos de infrações éticas graves, a CEMH pode encaminhar denúncias ao CRM, que, por sua vez, pode investigar a conduta do médico e aplicar sanções, que vão desde advertências até a suspensão ou cassação do registro profissional.

A CEMH do Hospital de Clínicas de Itajubá é composta por 3 membros efetivos.

Contato: comissao.etica@hcitajuba.org.br

Membros TitularesFunçãoCRMMG
Dr. Rafael Spinola CambraiaPresidente 93.429
Dr. Ivan Motta Rennó GriloSecretário 72.917
Dra. Renè André Reinig CarvalhoTitular57.718
Membros SuplentesCRMMG
Dra. Débora Cristina Teixeira Mattos Borges 25.404
Dr. João Paulo Nazareth Senna Gonçalves60.919
Dra. Priscila Moreira Alvarenga Barbosa61.759