O Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) é referência em alta complexidade materno-infantil e faz parte da Rede Cegonha/Rede Alyne (Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024, um programa do Ministério da Saúde cujo objetivo é garantir às gestantes e aos recém-nascidos um atendimento seguro e humanizado, desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida da criança.

O Centro de Parto Normal – CPN do HCI oferece assistência ao parto de risco habitual ofertando toda assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido em ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal. O HCI foi credenciado pelo Ministério da Saúde como CPN tipo II com 3 quartos PPP. Um quarto PPP é um ambiente único, de um leito só, em que a parturiente pode viver os três estágios do parto no mesmo local: o pré-parto, o parto e o pós-parto, sem necessidade de ir para o Centro Cirúrgico no momento do parto

Como integrante da rede, o HCI desenvolve diversas ações para a promoção da saúde materno-infantil na região, através de atendimentos que vão desde a gestação normal até a gestação de alto risco, assim como o cuidado com os neonatos prematuros com complicações decorrentes do parto.

O HCI oferece serviços a nível ambulatorial e como urgência e emergência ginecológica e obstétrica, UTI Neonatal, pediatria, além de contar com um banco de leite humano. A equipe do hospital, além de altamente qualificada para atender a alta complexidade, trabalha com o cuidado centrado na pessoa, humanização e acolhimento integral.

O que caracteriza uma Gestação de Alto Risco?

Uma gestante de alto risco é uma mulher que apresenta condições médicas ou obstétricas que aumentam o risco de complicações durante a gravidez, o parto ou o pós-parto. 

Essas condições podem ser preexistentes, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, ou podem surgir durante a gravidez, como pré-eclâmpsia, restrição de crescimento fetal, placenta prévia, entre outras.

As gestantes de alto risco exigem cuidados especiais durante toda a gravidez, incluindo avaliações médicas mais frequentes e exames mais detalhados. Dependendo do caso, a gestante pode ser encaminhada para um especialista em medicina fetal ou para uma equipe multidisciplinar que inclui obstetras, neonatologistas, cardiologistas, endocrinologistas, entre outros profissionais.

É importante ressaltar que a classificação de gestante de alto risco não significa necessariamente que a gestação será complicada ou que haverá problemas graves. Com os cuidados adequados, muitas gestantes de alto risco têm uma gravidez saudável e bebês que nascem bem.

Com instalações confortáveis, ambiente seguro e entrada independente, dispõe de 21 leitos. Registra, anualmente, cerca de 1500 partos, normais e cesáreas, em gestantes do SUS, convênios e particulares.

Hoje o Centro Obstétrico do HCI é uma unidade independente que realiza partos normais e cesarianos, além de cirurgias ginecológicas de média complexidade, desafogando o Centro Cirúrgico e dando melhor assistência e acolhimento à gestante e seus familiares.

Antes de ter seu bebê, converse com seu obstetra e entenda as vantagens de segurança e bem-estar de ter seu parto no HCI.