Trata-se de uma especialidade ainda restrita a grandes centros no Brasil, mas já bem consolidada em outros países.
A Radiologia Intervencionista usa técnicas de imagem para realizar tratamentos de forma minimamente invasiva e atua em uma enorme variedade de doenças, sempre tendo como meta a pequena agressão cirúrgica e a alta hospitalar precoce.
Seu início ocorreu na década de 1960 com o uso de dispositivos que dilatavam vasos sanguíneos obstruídos e permitiam a passagem de sangue apenas com um pequeno furo na pele.
Hoje é uma especialidade muito ampla, aplicando técnicas minimamente invasivas para diversas condições, como:
- Oncologia: por meio de embolizações (interrupção do suprimento sanguíneo) de tumores com agentes embolizantes e quimioterápicos, drenagens de vias biliares, implante de cateteres especializados, ablação de tumores e biópsias.
- Vascular: trata obstruções arteriais com dilatação com balões de angioplastia, remoção de placas de gordura e implante de stents. Também trata aneurismas arteriais com o implante de endopróteses.
- Trauma: embolização de vasos sangrantes no trauma, prevenindo cirurgias extensas para o controle do sangramento
- Neurologia: tratamento de aneurismas intracranianos e malformações vasculares com o implante de dispositivos ou agentes embolizantes
- Ginecologia: tratamento de miomas uterinos por meio de embolização percutânea ou aplicação de ultrassom focado de alta intensidade. Também pode atuar na prevenção e tratamento do sangramento pós-parto e nas dores crônicas da síndrome de congestão pélvica.
- Complicações do transplante hepático e renal, com a dilatação de estreitamentos vasculares, remoção de coágulos e drenagem de vias biliares com estenoses.
O Hospital de Clínicas de Itajubá oferece diversos serviços em radiologia intervencionista, além de possuir duas salas de angiografia digital.
Uma delas é equipada com processamento de imagem 3D, Cone beam-CT e software de planejamento de embolização, todas técnicas modernas usadas para atingir uma maior eficácia no tratamento
Procure seu especialista e pergunte sobre o uso de técnicas minimamente invasivas para o tratamento de sua condição.
Médico Responsável:
Dr. Seleno Glauber de Jesus Silva – CRM: 54001