Qualidade e segurança são aspectos que merecem total atenção, especialmente em hospitais, afinal, lidam com vidas. É essencial que sigamos padrões rigorosos e estejamos em conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios. 

Nosso setor de Qualidade tem como missão proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira equitativa, ao maior número de pessoas por meio da definição de políticas e práticas padronizadas e garantia da excelência dos processos e a segurança do paciente.

Objetivos

  • Garantir a Segurança do Paciente;
  • Gerenciar Riscos Institucionais;
  • Promover ações de melhoria contínua dos processos;
  • Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
  • Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
  • Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados.

Experiência do Paciente

Para mensurar o grau de satisfação dos pacientes, o Hospital de Clínicas de Itajubá implementou, em 2021, o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia simples e confiável.

Quando o paciente está em alta, recebe uma pesquisa para avaliar o hospital em uma escala de 0 a 10. 

A partir da apuração das notas, o NPS estabelece a seguinte escala de classificação:

Excelência – entre 75 e 100
Qualidade – entre 50 e 74
Aperfeiçoamento – entre 0 e 49
Crítico– entre -100 e -1

Em 2023, alcançamos a nota de 88, um nível significativamente elevado de satisfação. 

Veja a mensuração dos nossos resultados desde a implementação da pesquisa: