Qualidade e segurança são aspectos que merecem total atenção, especialmente em hospitais, afinal, lidam com vidas. É essencial que sigamos padrões rigorosos e estejamos em conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.
Nosso setor de Qualidade tem como missão proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira equitativa, ao maior número de pessoas por meio da definição de políticas e práticas padronizadas e garantia da excelência dos processos e a segurança do paciente.
Objetivos
- Garantir a Segurança do Paciente;
- Gerenciar Riscos Institucionais;
- Promover ações de melhoria contínua dos processos;
- Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de boas práticas;
- Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
- Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados.
Experiência do Paciente
Para mensurar o grau de satisfação dos pacientes, o Hospital de Clínicas de Itajubá implementou, em 2021, o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia simples e confiável.
Quando o paciente está em alta, recebe uma pesquisa para avaliar o hospital em uma escala de 0 a 10.
A partir da apuração das notas, o NPS estabelece a seguinte escala de classificação:
Excelência – entre 75 e 100
Qualidade – entre 50 e 74
Aperfeiçoamento – entre 0 e 49
Crítico– entre -100 e -1
Em 2023, alcançamos a nota de 88, um nível significativamente elevado de satisfação.
Veja a mensuração dos nossos resultados desde a implementação da pesquisa: