Itajubá, uma cidade localizada na região sul do estado de Minas Gerais, é o lar do Hospital das Clínicas de Itajubá (HCI), uma instituição de saúde que se estabeleceu como um centro de referência para atendimento médico na região.
Com uma população de 96.532 habitantes na cidade e cerca de 230.000 habitantes na microrregião circundante, o HCI atende uma porção significativa da população do Sul de Minas Gerais.
Hoje, o HCI é classificado como Hospital Geral de Ensino, sendo certificado tanto pelo Ministério da Educação quanto pelo Ministério da Saúde. É um campo de treinamento prático para estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e outras áreas relacionadas à saúde, cuja excelência é reconhecida pela Portaria Interministerial 2.612, de 6 de outubro de 2021.
O hospital começou em um prédio alugado com 12 leitos, mas cresceu e se modernizou ao longo dos anos. Em 1977, inaugurou o prédio atual, com mais leitos e estrutura para ensino e pesquisa.
Hoje, é um importante centro de alta complexidade em várias áreas da saúde, com serviços ambulatoriais, internação, UTI, cirurgia e diagnóstico por imagem, entre outros. Além disso, o hospital possui o Centro de Oncologia e o Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células (CTOTC) sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde e pelo MG-Transplantes.
O hospital também realizou consultorias com o Hospital Israelita Albert Einstein para implantar programas de transplante de fígado e medula óssea. Além disso, a instituição oferece o transplante de rins e coração e está em processo de credenciamento para transplante de córnea.
Além de ser um hospital de ensino, o HCI é um centro de referência para atendimento eletivo e de emergência, e é o único Hospital Quaternário no sul de Minas Gerais, oferecendo um centro para cirurgias de transplantes de rins, fígado, coração e medula óssea.
A parceria entre o IEPEI e a Science Valley, uma empresa global de inteligência em pesquisas clínicas, permite que o HCI participe de estudos de pesquisa clínica que visam melhorar o atendimento médico e descobrir novos tratamentos. A contratação de médicos é algo muito importante, como resultado, o hospital permanece na vanguarda da inovação e pesquisa médica.